quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

vodú


O Vodú é uma religião caribena misturada com religiões africanas tradicionais e santeria católica cristã.
Originalmente associada a Haiti também é uma expressão espiritual forte na Jamaica e em São Domingos.
Vodu é uma palavra nigeriana que significa divindade ou espírito.
Pode escrever-se de variadas formas : Vodu, Vodú, Vudu, Vodun, Voudu, hoodoo, e mais..

O vodu está dominado pela crença nos loas, também chamados de mysteres, espíritos da terra, do ar, do fogo, da água e dos ancestrais.
Os seguidores do vodu acreditam que Deus, Le Gran Maitre, é elevado demais para se preocupar com questões mundanas como a vida na terra, e assim os loas agem como seus intermediários em questões humanas.

No vodu o ser humano é tido como sendo composto de cinco partes:
•  Corps cadavre
•  N'âme,
•  Z'etoile
•  Gros bon ange
•  Ti bon ange

Corps Cadavre refere-se à carne mortal, o corpo humano.
N'âme é a energia vital que permite o corpo funcionar durante a vida, sendo correlato ao chi oriental.
Z'etoile refere-se `a estrela do destino de determinado indivíduo, é aquele eu-amahã para onde diariamente todos caminhamos.
Gros bom ange ( literalmente “grande anjo bom”) e Ti bon ange ( “pequeno anjo bom”) constituem, por assim dizer, a alma do indivíduo.

O Gros bon ange entra nos seres humanos durante a concepção. É uma porção da energia universal, a condição de consciência que todos os humanos têm.
O ti bon ange, pelo contrário, é a alma ou essência do indivíduo que se constrói durante a vida, ou seja, a sua personalidade.
É esta  “pequena alma” que viaja para fora do corpo durante os sonhos, assim como também quando o corpo está sendo possuído por um loa.


A possessão é parte importante e algo extremamente desejável no contexto vodu.
Um provérbio haitinano diz: “cristãos vão à igreja para falar com Deus, nós vamos ao hounfort (templo vodu) para nos transformarmos nele.”
Os loa apossam-se de uma pessoa viva, acto conhecido como “montar o cavalo”.

Esta crença esta tão enraizada no povo haitiano que faz parte até de seu processo de independência. Durante a guerra contra a França, os bokor (feiticeiros vodu) realizavam rituais no qual os soldados eram possuídos pelos mais poderosos e guerreiros Loas.
Quem lutou contra os franceses não foram humanos, dizem os haitianos, mas semi-deuses. Verdade ou não, dotados desta convicção os haitianos lutaram ao ponto de libertar o seu pais.

O que torna o vodu único entre as religiões caribenas são as crenças vinculadas ao lado mais obscuro da natureza humana. Isso reflecte-se nos "Petro Loa ",  poderosos espíritos vingativos portadores de doenças que só prestam ajuda mediante uma promessa de serviços e vingam-se violentamente se ela não é cumprida.
Este é o chamado “trabalho da mão esquerda” praticado por seitas surgidas de diversas comunidades vodu. Essas seitas surgem sob o mais estrito segredo .


Dentre as seitas as mais temidas estão o Bizango e o Cochon Grisr.
Nas regiões mais remotas do Haiti, o vodu é muito poderoso, de modo a que a força estatal constituída ser praticamente irrelevante.


Nomes e Graus dos Níveis Iniciatórios do Vodu :

Há uma série de níveis iniciáticos no vodu ortodoxo, que são atingidos sequencialmente conforme o indivíduo cresce em conhecimento e permanência na comunidade vodunista. Todos os graus de iniciação estão abertos tanto para os homens como para as mulheres.
Uma pessoa não iniciada que frequenta as cerimónias, recebe aconselhamento e tratamento medicinal do houngan ou da mambo ( sacerdotiza ) e toma parte nas actividades do vodu é normalmente chamada de vodunista.
Um não iniciado que está associado a um peristilo em particular, frequenta as cerimónias regularmente e aparenta estar sendo preparado para a iniciação é classificado como hounsi bossale.
Hounsi . é da linguagem Fon dos Dahome e significa noiva do espírito , embora o termo no Haiti seja utilizado para homens e mulheres. Bossalesignifica selvagem ou indomado , no sentido de um cavalo selvagem.

O primeiro grau de iniciação confere o título de hounsi kanzo.
Kanzo, também do Fon, refere-se ao fogo, e a cerimónia do fogo, também chamada de Kanzo, empresta o seu nome a todo o ciclo iniciático.
Indivíduos que são kanzo podem ser comparados a baptizados numa seita cristã.
Numa cerimónia vodu, os hounsi kanzo vestem-se com uma roupagem branca, formam o coro e são prováveis candidatos de possessão pelos loa.

O segundo grau é chamado de si puen, sur point em francês, isto é, no ponto , sobre o ponto .
Este termo refere-se ao facto de que o iniciado passa por cerimónias no ponto ou apadrinhado por um loa em particular. Essa pessoa é então considerada um houngan ou uma mambo e é-lhes permitido o uso do asson, sagrado chocalho emblema do sacerdócio.
Indivíduos que são si puen , podem ser comparados a pastores de seitas cristãs.
Numa cerimónia eles conduzem orações, cânticos e rituais e são candidatos quase inevitáveis para possessão. Uma vez iniciados como sur point eles podem realizar iniciações de hounsi kanzo e de si puen.

O terceiro e último grau de iniciação é o asogwe.
Houngans e mambos asogwe podem ser comparados aos bispos das seitas cristãs, pois podem consagrar outros sacerdotes.
Indivíduos que são asogwe podem iniciar outros em kanzo, si puen e em asogwe.
Eles são também o último recurso quando a presença de um loa específico é requerida. É dito que um asogwe tem o asson , referindo-se à capacidade do asogwe de conferir um outro iniciado com o asson, elevando então o grau deste a asogwe

Tipos de magia negra

Amarrações

São processos espirituais com a finalidade de unir duas pessoas, encomendados por quem deseja ficar com alguém e que assim paga a um feiticeiro para tal fim. Operam através da invocação de espíritos que vão atormentar a pessoa amarrada até que ela regresse para quem encomendou a amarração.
O espírito a quem foi encomendado o trabalho de amarração vai fazer a pessoa amarrada pensar na outra que encomendou a amarração, vai criar desejo sexual na pessoa amarrada, vai atrapalhar e bloquear a vida dela, para quebrar a sua força, vergar a sua vontade e fazê-la ficar mansa, criando uma vulnerabilidade que abre as portas a que seja agarrada por quem a amarrou

Agouros
São sinais e presságios, ou seja, por certos sinais que se cumprem na vida de uma pessoa, é possível ficar sabendo o que de bom ou de mal lhe vai suceder. Esses sinais podem suceder naturalmente na vida de uma pessoa, ou podem ser fruto de uma bruxaria ou maldição.
Por exemplo: Nunca lhe sucedeu um certo dia em que tudo teima em correr mal?, Ou começar a ver insistentemente carros funerários, como se eles teimassem em se cruzar consigo?, Ou ter sonhos maus que logo se concretizam?, Ou sentir que algo esta errado e logo depois uma coisa ma acontece? Acontecimentos desse género são prenúncios no que está para vir, muitas das vezes são resultado de um mal espiritual que está na sua vida

Demonomância
Termo etimologicamente advindo do grego daimon manteia - Trata-se do conhecimento do futuro pela inspiração dos demónios.
Em certos períodos históricos e por certos teólogos, considerada a verdadeira fonte de toda as artes divinatórias que não se enquadrassem nas formas de consulta a Deus e os Seus Oráculos. Tratam-se por isso de Oráculos igualmente poderosos, contudo cuja a fonte reside nos espíritos dos mortos, ou nos espíritos das trevas. O grau de fiabilidade e de verdade é por isso igualmente infalível, contudo a diferença reside na fonte da inspiração profética

Enguiços
São empecilhos que constantemente e vez após vez bloqueiam a vida de uma pessoa seja a que nível for: sentimental, familiar, profissional, financeiro, etc…. Os empecilhos constituem um permanente bloqueio na vida de uma pessoa, fechando todas as portas e criando uma obstrução a todos os caminhos.
Nada evolui, nada progride, tudo estagna por muito esforço e empenho que se use. Os enguiços, podem ser resultado de um problema espiritual, mas geralmente são fruto de feitiçarias

Quebrantos
Trata-se de uma forma de quebrar a força espiritual de uma pessoa, de uma família, etc.
È um processo espiritual por via do qual se faz com uma pessoa se sinta enfraquecida, com grande desânimo, sem forças, frouxa, sem coragem para nada.
A pessoa vítima de quebranto fica indecisa, sem rumo, espiritualmente quebrada, sem forças anímicas, totalmente derrotada.
O quebranto pode resultar de coisas tão simples como mau olhado e invejas, mas normalmente nos casos mais graves advêm de poderosos bruxedos

Infestação
As maldições podem atingir alguém nesta vida, ou durar gerações e tocar aos descendentes de alguém.
A maldição é uma praga rogada com grande força por meios magico-espirituais, é uma imprecação, ou seja, um pedido ou uma suplica feita por alguém para prejudicar alguém, mas com grande violência. A praga, ou a maldição, causam grande flagelo a quem é atingido, especialmente se encomendada a um feiticeiro

Malefícios
O malefício é o produto do acto de maleficiar, ou seja, de fazer mal a alguém com recurso a bruxarias ou feitiçarias. Por isso muita gente sente malefícios nas suas vidas e nem sequer sabe do que se trata.
Um malefício pode traduzir-se num enguiço, num quebranto, numa maldiçã

Mau Olhado
Trata-se de um olhar profundo, por detrás do qual se escondem malefícios ou a rogação de pragas. Este acto pode ser inconsciente, mas o mau olhado é, na maioria das vezes, dirigido a alguém por pura inveja e maldade. O termo também se aplica a invejas, mal-de-inveja ou feitiços lançados a alguém

Missas Negras
Os Luciferianos, Satanistas, Quimbandistas, (e outros ), acreditam que executando uma inversão da Missa cristã, estão obtendo os efeitos inversos, ou seja, estão invocando espíritos das trevas, demónios e em ultima instância, o próprio Diabo.
Ao fazê-lo, fazem oferendas e estão praticando magia negra com a finalidade de obter os benefícios que desejam